O sol brilha para todos?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Os sintomas podem surgir em diversos órgãos, incluindo a pele. A característica típica da doença é apresentar períodos de exacerbação e remissão.

O sol é um fator desencadeante ( gatilho) para a atividade da doença e cerca de 30-40% dos doentes tem sensibilidade aumentada aos raios ultravioleta. As consequências dessa exposição são reações inflamatórias, afetando não somente a pele, mas também as articulações, o cérebro e os rins.

Os sinais/sintomas podem ser inespecíficos como febre, perda de peso, fadiga ou específicos como lesões de pele nas áreas expostas a luz solar (fotossensibilidade), dor nas articulações ( artrite), inflamação dos rins (nefrite) e vários outros.

Para evitar esses efeitos nocivos, os pacientes com lúpus tem que evitar o sol, com o uso de protetor solar ou barreiras físicas. Os cuidados incluem o uso de roupas que não expõem muito a pele a luz solar, uso de chapéus, uso de óculos escuros e reaplicar o protetor a cada 3 horas.

O lúpus, tanto o cutâneo quanto o sistêmico, são potencialmente graves e necessitam de tratamento por profissionais capacitados, por isso a importância da avaliação contínua com a reumatologista e a dermatologista. Na BellaDore o cuidado é personalizado e o objetivo é restaurar a qualidade de vida de cada paciente. Cuide-se e use protetor solar sempre.

Em que podemos te ajudar?